Programa Foro FIL Dia 30 novembro
Foro FIL | Concerto
Convidados: Luís Represas e Miguel Inzunza
O concerto de Luís Represas é uma viagem pela música dos países ibero-americanos. Desde a folk de matriz portuguesa, passando pela música brasileira, cubana e africana, Represas faz uma síntese muito singular de todas essas referências.
A Guadalajara trará uma amostra dos seus sucessos que fizeram cantar várias gerações de portugueses. Para esta celebração, decidiu convidar Miguel Inzunza, um músico mexicano que se apresentará em dueto com Luís Represas em temas de ambos.
Luís Represas
Luís Represas é um dos nomes cimeiros da música pop e folk portuguesa. A sua carreira iniciou-se com o Trovante, uma banda que partia do património folk português para lhe dar uma leitura mais atual, isto em meados dos anos 1970. Foram precisos quase duas décadas para que Luís Represas avançasse para uma carreira a solo, levando os seus horizontes musicais até Cuba, onde trabalhou com Pablo Milanés. A Guadalajara, Represas traz um conjunto de músicos cubanos que com ele colaboram, entre eles Miguel Nuñez, exemplificando os muitos diálogos existentes entre a música portuguesa e a música latino-americana.
Servidas por alguns dos melhores poetas portugueses, as suas canções refletem sobre o amor, a perda, a vida quotidiana, e fazem parte do cancioneiro pop português. Na sua passagem pela FIL, vai reunir em palco o melhor de Portugal e da América Latina, contando para isso com a participação de Miguel Inzunza.
Miguel Inzunza
Miguel Inzunza é um compositor, intérprete e produtor da cena musical independente mexicana. Funde géneros e ritmos diversos que apresentam como resultado um som alternativo, fresco e emotivo, em que a canção é o fio condutor e às vezes a protagonista. Comprometido com letras que vão do mais desenfadado ao mais reflexivo, imprimindo sempre frescura e atualidade como características principais.