© Direitos Reservados

André Freire

BIO (3.ª pessoa)

Professor catedrático em Ciência Política do ISCTE-IUL, investigador sénior do CIES-IUL. Diretor do doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL. Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.

Tem lecionado e/ou apresentado conferências como convidado ainda em várias outras universidades portuguesas e estrangeiras.

Freire tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre ideologia, ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Ver por exemplo: http://er.cies.iscte-iul.pt. Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, em território nacional e internacional, em livros e revistas académicas.

Foi colunista regular do jornal Público desde Março de 2006 até Janeiro de 2016, e é atualmente colunista do Jornal de Letras desde maio de 2017, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e tem sido ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais e internacionais para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas.

Ver nome do convidado na programação