© Direitos Reservados

Carlos Sequeira

BIO (3.ª pessoa)

Carlos Alberto da Cruz Sequeira é pós-doutorado em Saúde Mental Positiva pela Universidade de Barcelona, doutor em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto e mestre em Saúde Pública Pela Universidade do Porto. Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola superior de Enfermagem do Porto, licenciou-se em Enfermagem pela escola superior de Enfermagem de S. João.

É professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e coordenador da Unidade de Investigação da ESEP e do Grupo de Investigação – NURSID – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É autor dos livros: Comunicação Clínica e Relação de Ajuda (2016); Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental (2007, 2010 e 2018); Introdução à Prática Clínica: do diagnóstico à intervenção em Saúde

Mental (200).  É ainda coautor de outras obras nacionais e internacionais na área do Envelhecimento, Saúde Mental e Qualidade de Vida. Autor de vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, é revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Sócio-fundador e presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, é igualmente  membro do Conselho Nacional de Saúde Mental.

É diretor da Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental e coordenador da coleção de Enfermagem da Editora Lidel.

Participa e coordena vários projetos de investigação, sendo de salientar um projeto na área da literacia e saúde mental positiva, no qual se encontra a desenvolver um programa de saúde mental positiva destinados aos jovens adultos e outro na área dos cuidadores familiares.

Participou nos projetos internacionais: projeto pedagógico para a melhoria dos cuidados a pessoas com demência avançada e respetivos familiares cuidadores (PALLIARE); projeto de investigação Depressão e Fatores de Risco e Intervenção comunitária (DRIVE-C); projeto de investigação Potencial cognitivo e funcional em idosos: fatores de vulnerabilidade e de proteção; projeto Leonardo da Vinci,  Pratiche in Viaggio: La tutorship nella sanità in Itália e in Europa.

Ver nome do convidado na programação