© Direitos Reservados

Cristina Barrocas Dias

BIO (3.ª pessoa)

Cristina Barrocas Dias obteve o doutoramento em Química em 1999 nos Estados Unidos com bolsas da Fulbright e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É professora do departamento de Química da Universidade de Évora desde 2000, universidade onde obteve o título de Agregado em Química em 2015. Esteve na génese da criação do Laboratório HERCULES em 2009, do qual é vice-diretora.

É especialista na área de análise de compostos orgânicos com particular incidência no estudo de bens patrimoniais por métodos cromatográficos (LC-MS e GC-MS). Mais recentemente, expandiu os seus interesses de investigação para incluir a análise de isótopos estáveis em bens patrimoniais para estudos de proveniência, mobilidade e reconstrução de paleodietas.

No âmbito do estudo material de manuscritos iluminados, é orientadora de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT para o estudo das Hagiografias Românicas de Alcobaça no contexto Europeu, tendo por base o estudo de manuscritos Cistercienses iluminados da Biblioteca Apostólica Vaticana e daMédiathèque du Grand Troyes. No Laboratório HERCULES, faz parte de uma equipa multidisciplinar que nos últimos anos tem estudado, do ponto de vista histórico, iconográfico e material, algumas das

obras mais emblemáticas da Biblioteca Pública de Évora, biblioteca que possui uma das mais importantes coleções de manuscritos iluminados e incunábulos de Portugal.

Coordenou 4 projetos de investigação científica em diferentes domínios e participou em 15 outros. É autora de mais de 50 artigos em revistas internacionais especializadas e de 8 capítulos de livros.

Ver nome do convidado na programação