#
© Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Delfim Leão

BIO (3.ª pessoa)

Delfim Ferreira Leão é Professor Catedrático do Instituto de Estudos Clássicos e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, unidade de pesquisa que dirige desde 2014. Doutorou-se em Letras, na especialidade de História da Cultura Clássica, com o estudo Sólon — Ética e Política (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001). A sua investigação tem incidido em particular sobre a história antiga, o direito grego, a teoria política na Antiguidade Clássica, a pragmática teatral e o romance latino. Cultiva também um grande interesse pela edição académica e pelas Humanidades digitais, áreas em que tem desenvolvido atividade contínua ao longo da última década.

Entre os trabalhos académicos realizados, dedicou uma atenção especial à tradução e comentário de obras de autores clássicos como Sólon, Píndaro, Heródoto, Aristóteles, Plutarco, Petrónio, Marcial e Apuleio. Publicou perto de duzentos estudos, repartidos por revistas internacionais, livros e capítulos de livros. Entre os seus principais trabalhos recentes, encontram-se D. F. Leão & J. R. Ferreira, Dez Grandes Estadistas Atenienses (Lisboa, Edições 70, 2010); D. F. Leão, E. M. Harris, & P. J. Rhodes (eds.), Law and Drama in Ancient Greece (London, Duckworth, 2010); D. F. Leão, A Globalização no Mundo Antigo. Do Polites ao Kosmopolites (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012); D. F. Leão & P. J. Rhodes, The Laws of Solon. A new Edition, with Introduction, Translation and Commentary (London, I.B. Tauris, 2015); D. F. Leão & G. Thür (Hrsg.), Symposion 2015. Vorträge zur griechischen und hellenistischen Rechtsgeschichte (Wien, Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 2016). Juntamente com Lautaro R. Lanzillotta, coordena desde 2016 a série internacional «Brill’s Plutarch Studies».

É o Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra (desde 2011) e foi o Presidente da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (entre 2011 e 2014). É o responsável pela plataforma UC Digitalis (digitalis.uc.pt), projeto global da Universidade de Coimbra para a publicação e disseminação de publicações no âmbito da lusofonia.

Entre 2016 e 2017, a convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, integrou o Grupo de Trabalho para a Política Nacional de Ciência Aberta. É desde 2017 o representante português no consórcio internacional OPERAS — Open Access in the European Research Area through Scholarly Communication (operas.hypotheses.org/partners).

Ver nome do convidado na programação

18:30H | Uma viagem pela literatura portuguesa: vozes, tempos e espaços

Programa Literário Dia 28

Salão 1 | Masterclass |

Convidados: Carlos Reis

(ver+)
Empreende-se nesta aula uma digressão por tempos literários representativos da história cultural portuguesa, privilegiando-se momentos que merecem ser evidenciados: o século XVI e a ligação da literatura à viagem e ao conhecimento do mundo; o século XIX e a formação de movimentos em diálogo com fluxos literários europeus; a modernidade e a dinâmica de inovação e de rutura das primeiras décadas do século XX; o tempo literário contemporâneo e os impulsos de descanonização e de recanonização inspirados pela pós-modernidade. A fim de ilustrar tendências dominantes, serão convocados autores e textos que vão da Idade Média ao início do século XXI, com destaque para, entre outros, Gil Vicente e Camões, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós e Cesário Verde, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, Carlos de Oliveira e Sophia de Mello Breyner Andresen, Vergílio Ferreira e José Cardoso Pires, Agustina Bessa-Luís e Lídia Jorge, José Saramago e António Lobo Antunes.