© Direitos Reservados

Inês Vila

BIO (3.ª pessoa)

Inês Vila é diretora da Biblioteca Municipal de Ílhavo. Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, especializou-se em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Portucalense.

Integrou, entre 2015 e 2017, o grupo de 30 bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez e pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC).

Dirige, desde 2006, os diferentes serviços da Biblioteca Municipal e coordena a Rede de Bibliotecas do Município de Ílhavo, onde tem desenvolvido vários projetos, destacando-se:

Os Clubes de Leitura para Pais e Filhos (desde 2009), que proporcionam um ambiente favorável à leitura em contexto familiar, promovendo um espaço de afeto, alegria, partilha, prazer e fascínio, assumindo o livro como objeto principal e a leitura como fator de desenvolvimento individual, tendo sido, até ao momento, realizadas 147 sessões, com uma média de participação, no último ano, de 18 famílias.

O «Ao som das histórias» (desde 2011). Um programa de rádio semanal, onde se realiza a leitura de uma história, destinada a crianças e não só, tendo selecionado e acompanhado a gravação de 363 histórias. Este projeto foi o vencedor da 3.ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.

Em novembro de 2017 implementou o primeiro Makerspace numa Biblioteca Pública portuguesa. Com espaço físico próprio, o " Makerspace BMI, Juntos Fazemos!" disponibiliza serviços vocacionados para a criatividade, experimentação, mas também, para a inclusão social, e segue a filosofia do movimento Maker.

É atualmente presidente do conselho diretivo regional centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), representou Portugal, em 2017 e 2018, nos workshops do Programa da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), IFLA GLOBAL VISION.

Publicou diversos artigos, proferiu e apresentou diferentes comunicações e posters na área das bibliotecas e da promoção da leitura.

Ver nome do convidado na programação