© Direitos Reservados

José Eduardo Agualusa

BIO (3.ª pessoa)

José Eduardo Agualusa (Alves da Cunha) nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou agronomia e silvicultura e foi jornalista. Publicou até agora 13 romances, e diversas coletâneas de contos e de poesia. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas. Um dos seus romances, O Vendedor de Passados, ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004. Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award, em 2017. José Eduardo Agualusa divide o seu tempo entre a Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique, e Lisboa, em Portugal. Tem três filhos.

BIO (1.ª pessoa)

Nasci a dois mil metros de altitude, na cidade do Huambo, no coração de Angola, mas quando penso na minha infância vejo sempre o mar. Vivi em Luanda, em Lisboa, em Olinda, no Rio de Janeiro e em Berlim. Nos últimos anos passo mais tempo numa pequena ilha-cidade moçambicana assente sobre corais, a Ilha de Moçambique, onde escrevo, nado e crio uma filha chamada Kianda. Tenho outros dois filhos: uma menina de 14 anos, que vive em Luanda, chamada Vera Regina e um rapaz de 21, chamado Carlos Manuel, que estuda cinema em Kent, no Reino Unido.

Comecei a escrever para tentar compreender o meu país. Continuei a escrever porque queria compreender as pessoas. Não tive muito sucesso, mas pelo menos diverti-me — e ainda me divirto.

Além de escrever e de nadar, gosto de cozinhar para os amigos.

Gosto de viajar no tempo, e de fotografar as pessoas e paisagens que vou encontrando. Infelizmente, viajar no tempo tem um preço: os viajantes acabam adoecendo. A essa doença chamamos velhice, e disso não gosto. Gostaria de continuar a viajar no tempo, até pelo menos ao ano 3000, mas sem envelhecer. Espero conseguir.

17:30H | Nascidos para derrubar muros

Programa Literário 27 novembro

Salão 1 | Conversa

Convidados: Dulce Maria Cardoso / José Eduardo Agualusa

Moderação: Ingrid Bejerman


19:30H | Apresentação de livros de José Eduardo Agualusa

Programa literário Dia 27 novembro

Pavilhão de Portugal | Apresentação
Convidado: José Eduardo Agualusa / Daniel Fernández / Fernando Fagnani


×