© Patrícia Santos Pinto

José Luís Peixoto

BIO (3.ª pessoa)

José Luís Peixoto (Portugal, 1974) é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Os seus romances estão traduzidos em vinte e seis idiomas e são estudados em diversas universidades, nacionais e estrangeiras. Em 2000, publicou Morreste-me (Te me Moriste), o seu primeiro livro. Em Portugal, esta obra tem mais de vinte reimpressões. Com diferentes traduções e edições em espanhol; entre elas, a mais recente é a edição da Minúscula, em 2017. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, Peixoto recebeu o Prémio José Saramago com o romance Nenhum Olhar (Nadie nos Mira, edição mexicana de Arlequín, 2017). Em 2007, Cemitério de Pianos (Cementerio de Pianos, edição mexicana de Arlequín, 2018) recebeu o Prêmio Cálamo Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. O seu romance Livro (Libro, edição mexicana de Arlequín, 2018) ganhou o Prémio Libro d’Europa, concedido em Itália ao melhor romance europeu. As suas obras foram finalistas de vários prémios internacionais, como o Femina (França), IMPAC Dublin (Irlanda) ou Portugal Telecom (Brasil). As suas coleções de poesia receberam o Prémio Daniel Faria e o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 publicou Dentro do Segredo, uma viagem pela Coreia do Norte (Dentro del Secreto, edição espanhola da Xórdica, 2016), a sua primeira incursão na literatura de viagens, seguida em 2017 por O Caminho Imperfeito (El Camino Imperfecto, edição mexicana de Cuadrívio, 2018). Galveias (edição para o mundo hispânico da Penguin Random House, 2016) recebeu o Prémio Oceanos, o mais prestigioso concedido a um livro em língua portuguesa.





BIO (1.ª pessoa)

Nasci em Galveias, uma pequena aldeia do Alentejo, em 1974. Aos 18 anos fui estudar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Depois de terminar uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos ingleses e alemães, ensinei em várias escolas portuguesas e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Em 2000 publiquei o meu primeiro livro e em 2001 dediquei-me profissionalmente à escrita.

O meu trabalho abrange vários géneros, da narrativa ao teatro, do romance à poesia, e foi distinguido com diversos prémios literários como o Prémio José Saramago, o Prémio Cálamo Otra Mirada, o Prémio Libro d’Europa e o Prémio Oceanos. Os meus romances estão traduzidos e publicados em 26 idiomas.

Tenho dois filhos, o João e o André.

12:00H | Saramago para jovens

Programa Literário 29 novembro

Pavilhão de Portugal | Conversa

Convidados: Inês Fonseca Santos / José Luís Peixoto

Moderação: Pablo Raphaël


15:00H | Apresentação de antologia de contos portugueses, de diversos autores

Programa Literário Dia 29 novembro

Pavilhão de Portugal | Apresentação

Convidados: Afonso Cruz / Lídia Jorge / Alexandra Lucas Coelho / José Luís Peixoto / Clara Capitão

Moderação: Ricardo Cayuela


19:30H | A desertificação da literatura

Programa Literário Dia 29

Pavilhão de Portugal | Masterclass

Convidados: José Luís Peixoto


15:00H | Apresentação de livros de José Luís Peixoto

Programa Literário Dia 30 novembro

Pavilhão de Portugal | Apresentação

Convidados: José Luís Peixoto / Felipe Ponce


21:00H | Apresentação da biografia de Moonspell

Programa Literário Dia 30 novembro

Salão 4 | Apresentação

Convidados: Fernando Ribeiro / José Luís Peixoto / Ricardo S. Amorim


×