© Direitos Reservados

Luís Castro Henriques

BIO (3.ª pessoa)

Luís Filipe de Castro Henriques nasceu a 3 de junho de 1978, em Lisboa.

É Mestre em Economia pela Universidade de Cambridge (2008), tem um MBA pelo INSEAD (2009) e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (2002).

Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo.

Foi membro do Conselho de Administração da AICEP desde 2014, com os pelouros do Investimento (Estrangeiro e Nacional, gerindo diretamente a concessão de incentivos financeiros e fiscais e a agenda de captação de novo investimento), Gestão Financeira e Comercial.

Presidiu, por deliberação do Conselho de Administração da AICEP, ao Conselho de Administração da AICEP Global Parques desde 2015 e geriu as diferentes participações financeiras da Agência.

Até se juntar à AICEP, coordenou as áreas de Estratégia de Marketing, Experiência do Cliente, Marketing Analytics no Grupo EDP e liderou diversos projetos de parcerias tecnológicas e desenvolvimento de produto.

Anteriormente desenvolveu, enquanto assessor da Administração da EDP Inovação, intensa atividade na área da Inovação.

Teve funções docentes em diversas disciplinas da licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa — Crescimento Económico, Introdução à Macroeconomia e Macroeconomia Avançada e Organização Industrial –, tendo iniciado atividade profissional como consultor na McKinsey & Company.

Desempenhou funções públicas enquanto Adjunto do Ministro das Atividades Económicas e do Trabalho do XVI Governo Constitucional e da Secretária de Estado da Habitação do XV Governo Constitucional (03/04)

Recebeu o Prémio Excelência da Caixa Geral de Depósitos e vários outros Prémios de Mérito Académico.

Ver nome do convidado na programação