© Direitos Reservados

Luís Tarenta

BIO (3.ª pessoa)

Apaixonado pela cozinha desde sempre. Foi no pequeno restaurante dos pais no Seixo de Mira, Coimbra, que o chefe Luís Tarenta descobriu a sua vocação. Lembra-se dos cheiros e os sabores que saíam da cozinha do seu pai e aos oito anos já sabia que o seu futuro passaria por ali.

Sempre trabalhou na cozinha mas apenas aos 21 anos de idade decide frequentar o curso de cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; durante o seu curso fez estágios em diversos locais, tais como o Hotel Le Meredien Penina em Portimão, Casino da Póvoa de Varzim, Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra e ainda em Paris no restaurante Les Beauvilliers, com estrela Michelin.

No final do curso foi convidado a fazer parte da equipa de formação da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde ainda hoje tem ligações profissionais; em 2013 passou a formador e coordenador de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, onde até hoje tem exercido essas funções.

A par da formação tem ainda executado cargos de cozinheiro e chefe de cozinha em empresas de hotelaria e catering e também consultorias na área de cozinha.

Atualmente gere a cozinha do restaurante Afinidades, nas Caldas da Rainha, onde oferece aos clientes a cozinha com os produtos regionais vindos diretamente do produtor.

Diz que a cozinha é uma arte que não conhece a monotonia e, apesar de ser um defensor da cozinha tradicional portuguesa, não esconde a necessidade «de misturar técnicas, confecções e produtos de todos os tipos de cozinha».

Ver nome do convidado na programação