voltar <

Press Room

A FIL Guadalajara tem mais de 30 anos de existência, é a maior feira do livro da América Latina e a segunda maior a nível mundial. A cada ano, conta com mais de 800 mil visitantes repartidos pelos 9 dias, mais de 2 mil editoras de 47 países, e mais de 700 escritores de diferentes línguas.

É neste contexto que Portugal se apresenta este ano como País Convidado de Honra, ocasião mais do que suficiente para levar para o México uma ampla mostra da produção e identidade portuguesas.
Por se tratar de uma feira do livro, a Literatura terá maior destaque e representação, com mais de 40 autores de vários géneros literários, mas a mostra portuguesa contará também com as Artes Visuais, a Música, o Cinema, as Artes Performativas, a Ciência, o Turismo e as Indústrias Criativas.
Na Literatura estarão, a título de exemplo, António Lobo Antunes, único escritor português vencedor do Prémio Juan Rulfo, atribuído pela FIL, Germano Almeida (Prémio Camões 2018) ou Hélia Correia, sem esquecer autores mais jovens que começaram a publicar há menos tempo como, por exemplo, Ana Margarida de Carvalho.

Nos Espetáculos, que serão realizados em diferentes recintos da feira, haverá concertos de música contemporânea e tradicional, peças de teatro, exposições ou oficinas para crianças. No cinema, 12 longas-metragens baseadas em livros de escritores portugueses e 7 curtas-metragens farão a Mostra de Cinema português. Nas Exposições, Portugal levará para o México desde os conhecidos Lenços de Amor, comummente apelidados de Lenços dos Namorados, às obras de Ana Hatherly ou de Almada Negreiros.

A participação portuguesa neste evento literário apresenta-se como uma excelente oportunidade para mostrar o país e as suas muitas mais-valias, que incluem também a Ciência, o Turismo e as Indústrias.

Para qualquer esclarecimento ou pedido relacionado com a imprensa, contactar a direção de comunicação, Raquel Marinho: raquel.marinho@dglab.gov.pt


folder
Press Kit – Portugal Fil Guadalajara 2018