© Direitos Reservados

Ricardo Viel

BIO (3.ª pessoa)

Ricardo Nunes Viel nasceu em São Paulo, Brasil, em 1980. Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, sem concluir o curso, e graduou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Em 2001 fez parte de um intercâmbio universitário na Universidad de La Rioja, em Logroño, Espanha, onde viveu por um ano. Trabalha como jornalista desde 2005. Em 2007 participou no programa de trainee da Folha de S. Paulo, jornal onde trabalhou por 3 anos. Passou também pelas redações do Última Instância e da Record. Vive na Europa desde 2011 e continua a colaborar com diversas publicações brasileiras e estrangeiras, entre elas as revistas Piauí, Bravo, Carta Capital, Líbero, Arcadia, Suplemento Pernambuco, Cesárea, Retrato do Brasil, Revista Continente e Revista da Cultura, e os jornais Valor Econômico, Portfólio, Globo e Clarín. Colabora também com o projeto «Correio Instituto Moreira Salles», para onde escreve sobre correspondências.

Realizou, entre 2006 e 2007, um especialização em tradução/espanhol na Universidade Gama Filho, em São Paulo. É mestre pela Universidade de Salamanca (Espanha) em Estudos Latino-Americanos, com ênfase na área de Literatura. Escreveu a sua tese sobre a obra do jornalista e escritor argentino Tomás Eloy Martínez.

Em 2009 participou na oficina de jornalismo &quot, Como se escreve um periódico &quot, comandada por Miguel Ángel Bastenier, na FNPI (Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano), em Cartagena de Índias, Colômbia.

Atualmente reside em Lisboa, trabalhando na Fundação José Saramago como diretor de comunicação desde 2013. Foi responsável pela curadoria de diversas exposições relacionadas com a obra de José Saramago, não só em Portugal mas também em Espanha e no Brasil. Em 2017 foi responsável pela programação cultural da Casa Amado e Saramago, na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), no Brasil.

É um dos organizadores do livro Com o mar por meio – uma amizade em cartas, volume que reúne a correspondência entre José Saramago e Jorge Amado, publicado em 2016 no Brasil, pela Companhia das Letras, e em Portugal, pela Companhia das Letras Portugal.

Em 2018 publicará o livro Um país levantado em alegria, que aborda os 20 anos do Prémio Nobel de Literatura atribuído a José Saramago. A obra será editada em espanhol pela Alfaguara e em português pela Porto Editora e Fundação José Saramago.

Ver nome do convidado na programação

15:00H | Apresentação do livro Un país levantado en alegria: crónica periodista de los días del Nobel y su repercusión en el mundo (Alfaguara)

Programa profissional Dia 28 novembro

Pavilhão de Portugal | Apresentação
Convidado: Ricardo Viel / Mayra Gonzalez

Moderação:

(ver+)

Hace 20 años la Academia Sueca otorgó a José Saramago el Premio Nobel de Literatura. La noticia de que por primera vez un autor de lengua portuguesa alcanzaba el olimpo de las letras contagió de alegría a una legión de personas, no solo en su país, Portugal, y en España, tierra que había elegido para vivir, sino en el universo iberoamericano. Este libro trata de cómo el triunfo de Saramago fue celebrado como una conquista colectiva. Cuenta los días posteriores al anuncio -e incluso trae novedades sobre las horas anteriores a que la noticia fuera pública-, los muchos homenajes hechos al autor, la consagración en Estocolmo y revela los mensajes de felicitación que el escritor portugués recibió de lectores, autores, personalidades públicas y amigos.

Un país levantado en alegría se publica como libro complementario al Cuaderno del año del Nobel en una edición especial para celebrar los 20 años de Nobel, que dan cuenta de los días que por la agitación de los hechos Saramago no consignó, y que Ricardo Viel y la Fundación Saramago afortunadamente han reconstruido para nosotros.

«Me gustaría, cuando ya no esté, que Pilar organizara, para publicarlas, las cartas absolutamente extraordinarias, documentos humanos de una profundidad, belleza y emoción infrecuente, que me llegan de todas partes.» José Saramago