voltar <

Sobre Portugal

Portugal é uma das nações mais antigas do mundo e tem as fronteiras mais antigas da Europa. Com 10,3 milhões de habitantes, 3 mil horas/ano de sol e 850 quilómetros de praias, apresenta uma localização geográfica estratégica que atende aos continentes europeu, americano e africano. O português é a língua mais falada no hemisfério sul, a quarta língua mais falada no mundo, sendo atualmente falado por 250 milhões de pessoas em todos os continentes.

Situado na costa oeste da Europa, entre Espanha e o Atlântico, é o país europeu mais próximo das Américas. Com uma economia aberta, um comércio livre, a inexistência de barreiras aduaneiras e a livre circulação de bens e pessoas na União Europeia, apresenta-se como um país que serve de entrada para um mercado de 500 milhões de consumidores na Europa.

Promover a economia portuguesa fora de portas através da internacionalização das empresas nacionais é umas das atribuições da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ao mesmo tempo que procura a captação de investimento estrangeiro para o país. São várias as iniciativas criadoras de valor, entre as quais a Web Summit. Uma iniciativa que trouxe ao país pessoas de todo o mundo, a que se associou o Turismo de Portugal. Em 2017, Portugal obteve o prémio Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards, e esta é só uma das várias distinções que o país tem vindo a receber.

Dono de um riquíssimo património material e imaterial, de paisagens diversas, da cultura à gastronomia, do lazer aos negócios, da inovação académica ao pioneirismo na ciência, visitar Portugal é viver uma experiência única, que reúne tradição e modernidade em todas as áreas, sem esquecer a da literatura, um dos patrimónios mais ricos de assinatura portuguesa.

A Participação portuguesa na FIL Guadalajara 2018 agradece a todos os mecenas e patrocinadores o apoio prestado para levar a cabo este projeto.