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Teresa Calçada

BIO (3.ª pessoa)

Maria Teresa Calçada é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e foi técnica do Instituto Português do Livro/ Ministério da Cultura desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Foi professora de Filosofia do ensino secundário, entre 1973 e 1981.

Membro do grupo de trabalho que, em 1986, definiu as bases de uma política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais, foi vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nessa qualidade, foi responsável pela execução das políticas desenvolvidas no âmbito da rede de leitura pública.

Membro do grupo de trabalho interministerial que, em 1996, definiu as bases, os princípios orientadores e as linhas de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 1997 até 2014. Nessa qualidade, desempenhou funções executivas no primeiro programa de política pública nacional de bibliotecas escolares, criado com o objetivo de instalar bibliotecas em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, com papel central na formação de leitores, na aquisição de competências nas múltiplas literacias, no desenvolvimento pessoal e social, no conhecimento e na cidadania.

Foi corresponsável pela conceção e produção das linhas de orientação do Plano Nacional de Leitura.

Entre 2005 e 2013, foi Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.

Foi também coordenadora, entre 2015 e 2017, de um grupo de investigação na área da promoção da literacia digital dos jovens, designado Projeto MILD (Manual de Instruções para a Literacia Digital), apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Participou no Grupo de trabalho que definiu o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

É coautora dos livros Ler para ser. Os caminhos antes, durante … e depois de aprender a ler, org. Fernanda Leopoldina, Iolanda Ribeiro e Adriana Baptista e 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal – Volume II – Conhecimento, atores e recursos, org. Maria de Lurdes Rodrigues.

Tem diversos artigos publicados em revistas da especialidade.

Participa regularmente em encontros e conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito da leitura e das bibliotecas.

É, desde abril de 2017, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027.

BIO (1.ª pessoa)

Sou licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras. Fui, a partir de 1982, técnica do Instituto Português do Livro onde trabalhei na área do livro e da leitura. Em 1986, integrei o grupo de trabalho que definiu as bases da Política Nacional de Leitura Pública, visando a criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Fui, também, vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupei até 1996. Nesta qualidade, fui responsável pela execução das ações desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.

Enquanto especialista das áreas temáticas das bibliotecas e da leitura integrei, em 1996, o grupo responsável pelo desenho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, que coordenei até 2013.

Fui coordenadora, entre 2015 e 2017, de um grupo de investigação sobre promoção da literacia digital dos jovens, designado Projeto MILD (Manual de Instruções para a Literacia Digital), apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Participei no Grupo de trabalho que definiu o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Tenho diversos artigos publicados em revistas da especialidade e participo regularmente em encontros e conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito da leitura e das bibliotecas.

Sou coautora de dois livros nas áreas da educação e leitura.

Entre 2006 e 2013 assumi funções como Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura, tendo sido nomeada, em 2017, Comissária do novo Plano Nacional de Leitura 2027.

Ver nome do convidado na programação

11:00H | Apresentação do Plano Nacional de Leitura de Portugal

Programa profissional Dia 26 novembro

Pavilhão de Portugal | Apresentação
Convidado: Teresa Calçada

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A nova etapa do PNL para 2017-2027 (PNL 2027) pretende apoiar e fomentar programas especialmente vocacionados para favorecer a integração social através da leitura, em diferentes suportes; a formação dos diferentes segmentos da população — crianças, jovens e adultos; a inclusão de pessoas com necessidades específicas; o desenvolvimento articulado de uma cultura científica, literária e artística; e, ainda, o acesso ao saber e à cultura com recurso às tecnologias de informação e comunicação. No âmbito das suas atribuições compete às áreas das autarquias locais, da cultura, da ciência, tecnologia e ensino superior e da educação, o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura e da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital. Para este fim, concorrem diretamente o Programa de Promoção da Leitura, a Rede de Centros de Ciência Viva, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e as bibliotecas das instituições do ensino superior.