voltar <

Variações sobre uma Tradição Dos lenços de amor aos bordados com poesia

No ano em que Portugal é o convidado de honra da Feira do Livro de Guadalajara e no âmbito da programação paralela a este evento, entendeu-se promover uma exposição que parte de um objeto tradicional português – o lenço de amor – através do qual as mensagens de amor foram sendo transmitidas ao longos dos tempos.

Atendendo à sua função atual, essencialmente a decorativa, o enquadramento desta exposição e o processo de revitalização das atividades tradicionais num mundo em mudança, entendeu-se promover uma mostra com tripla dimensão:

– A Tradição

– Os Bordados com Poesia

– A Contemporaneidade

O primeiro momento remete-nos para os modelos tradicionais, diferentes tipologias de bordados e representações, de acordo com as classes sociais e as dinâmicas locais.

Partindo desta tradição foram selecionados três excertos de autores portugueses contemporâneos, bordados segundo a tradição de cada uma das localidades, subordinados a uma temática comum – A Paz.

Finalmente a contemporaneidade. De que forma se recupera a tradição nos diferentes locais. Novo design, novos modelos, novas soluções.