© Direitos Reservados

Zeferino Coelho

BIO (3.ª pessoa)

Zeferino Antas de Sousa Coelho nasceu em Paredes em 1945. Fez os estudos liceais em Guimarães e depois matriculou-se na Universidade do Porto, em cuja Faculdade de Letras se licenciou em Filosofia.

Em 1969 começou a trabalhar numa editora, a Editorial Inova, onde se manteve até ao final do ano de 1971. Entrou para a Editorial Caminho no início de 1977, onde se mantém até hoje.

Ver nome do convidado na programação

13:00H | Portugal, país de editores (a língua portuguesa, um ativo num mundo que reclama diversidade)

Programa profissional Dia 28 novembro

Pavilhão de Portugal | Conversa
Convidado: Francisco José Viegas / Zeferino Coelho

Moderador: Luísa Mellid Franco

(ver+)
Não foi há muito tempo que um ministro da cultura declarou que a língua portuguesa valeria mais do que muitas empresas cotadas na bolsa nacional. Não sabemos quanto vale cada ação da língua portuguesa, mas sabemos que está presente em praticamente todos os continentes, num universo de quase 300 milhões de pessoas. Num mundo em que a língua franca parece ser só o inglês, que lugar há para esta insistência em cultivar a língua portuguesa, trabalhando-a, publicando-a e, por maioria de razão, exportando-a como qualquer outro ativo? Zeferino Coelho é uma referência da língua portuguesa, tendo sido o grande editor do único Nobel da língua portuguesa, José Saramago. Francisco José Viegas, por outro lado, é igualmente editor, mas é também um premiado escritor de romances, diretor da principal revista literária portuguesa e ex-secretário de estado da cultura. Um encontro de amigos, um brinde à língua portuguesa.