Programa Foro FIL Dia 28 novembro
Foro FIL | Concerto
Convidados: Capicua / Eva RapDiva / Sara Tavares
Neste concerto, além do repertório próprio de Capicua e sempre devoto à palavra em português, a artista convida duas mulheres fortes da música lusófona: a luso-caboverdiana Sara Tavares, com décadas de prestígio na mistura da música crioula com a música do mundo, e a luso-angolana Eva RapDiva, rainha do rap angolano, conhecida pela sua atitude aguerrida e pela rima rápida no improviso. O espetáculo será construído na colaboração entre as várias vozes, os vários sotaques e as várias linguagens que se fundem na universalidade da música, da língua portuguesa e dessa riqueza maior que é a mistura. Diversidade, representatividade feminina e lusofonia serão as palavras de ordem. O resto é palco! Capicua convida ainda o artista plástico Vitor Ferreira, que ilustra, desenhando ao vivo e em palco, cada tema que vai sendo interpretado. Em palco com Capicua estão ainda o Dj D-One, Virtus nas programações e a MC M7.
Capicua
Capicua é um nome cimeiro do rap em português e a porta-estandarte do rap no feminino. Neste espectáculo convida duas artistas de universos muito diferentes, a luso-angolana Eva RapDiva e a luso-cabo-verdiana Sara Tavares, apresentando uma plataforma musical lusófona sem paralelo.
Capicua nasceu no Porto, onde aos 15 anos descobre o hip-hop. Conhecida pela sua escrita emotiva e politicamente engajada, pela espontaneidade e por uma clara atitude feminista, conta já com uma longa lista de colaborações, conferências, projetos sociais e workshops, sempre em torno da palavra e da música. De assinalar é também o seu curto, mas marcante, percurso como letrista.
Eva RapDiva
Eva RapDiva é uma das mais importantes vozes do rap em Angola. No início da sua carreira de MC era conhecida pelo seu talento para o rap de improviso, mas foi gradualmente desenvolvendo a escrita e o trabalho de estúdio para combinar o melhor de dois mundos. A sua espontaneidade e espírito combativo são inegáveis.
Sara Tavares
Sara Tavares é uma extraordinária compositora e intérprete, que construiu uma linguagem própria, assente na tradição da música crioula, misturada com referências múltiplas e cosmopolitas. Num percurso ímpar, com mais de 20 anos, tem percorrido o Mundo e colaborado com músicos de renome, de diferentes estilos musicais.